AS PUBLICAÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DO CONSELHEIRO DE POLÍTICA CULTURAL






Manual do Conselheiro de Política Cultural
104 p.
Editora A5
ISBN 978-85-64917-47-7
Ano de Produção: 2018
Peso: 212g
Tamanho: 16cm x 23,2cm


SINOPSE:

Moldar a comunidade cultural a um novo tipo de cultura organizada politicamente só será possível se o Conselho Municipal de Política Cultural estiver atento ao funcionamento, articulação, gestão e estruturação dos Sistemas de Cultura. Afinal, qual o papel do conselheiro de cultura? Quais são os tipos de conselho de cultura? Quais as atribuições do presidente do conselho? O Manual do Conselheiro de Política Cultural - Um guia prático para os Conselhos Municipais de Cultura se arvora de tentar responder este e outros questionamentos. (Editora A5, Itabuna, 2018, 104 p.).


ECOTEATRO





Ecoteatro
100 p.
Editora Via Litterarum
ISBN 978-85-98493-90-9
Ano de Produção: 2010


SINOPSE:

Ecologia e Teatro objetivam aqui uma permuta e uma cumplicidade. Ele - o Teatro - empresta a ela - a Ecologia - o caminho conducente à revelação de seus princípios. Por ele e por meio dele, é possível expressar os principais problemas ecológicos e suas implicações socioculturais nas comunidades. Ela e e ele se interagem a partir do momento em que cada uma de suas partes é vista como um todo. Cada um dos elementos do Teatro, cada um dos elementos da Ecologia é tão importante quanto o próprio todo.

Ecoteatro está longe de ser um método. Muito menos uma teoria. É, acima de tudo, sensibilização. Ecoteatro é o caminho da Ecologia através do Teatro. Aprender brincando torna o ator mais suscetível, mais disposto a "jogar", a se inteirar, a penetrar e a cooperar. A escolha dos jogos teatrais como forma de conscientizar para a problemática ambiental, não é casual. Por se tratar de uma linguagem humana por excelência o Teatro é uma porta de entrada com múltiplas saídas.


COMO TRANSFORMAR A CULTURA EM UM BOM NEGÓCIO



Clique na imagem para ler a cartilha

Como transformar a cultura em um bom negócio: 17 perguntas para você se tornar um empreendedor cultural
40 p.
Editora A5
ISBN 978-85-64917-23-1
Ano de Produção: 2014

SINOPSE:

É uma cartilha básica e um instrumento valioso que tem as respostas para as perguntas mais simples, a fim de não deixar você na mão quando estiver numa roda de amigos falando sobre Cultura.

Você descobrirá que é melhor "pecar pelo excesso" que omitir informações. A profissionalização no campo cultural, as novas possibilidades de atuação e suas interfaces exigem, cada vez mais, pessoas preparadas para competir no mercado cultural.


PARTICIPAÇÃO EM OUTROS TRABALHOS TÉCNICOS


PLANOS MUNICIPAIS DE CULTURA


Planos Municipais de Cultura: Reflexões e Experiências

308 p.
Editora UEMG
ISBN 978-85-5478-024-1
Ano de Produção: 2019


Neste livro, organizado por José Márcio Barros e Kátia Costa, participo com o artigo: "Plano Municipal de Cultura de Ilhéus/BA: instrumento de convergências", p. 145-162.


SINOPSE:

Os Planos de Cultura em processo de elaboração no Brasil, em cumprimento à Lei nº 12.343, de 2010, podem ser definidos como conjuntos de princípios, objetivos, estratégias, ações e metas que possuem uma tríplice característica. Expressam um novo modelo de participação social no debate e proposição de políticas públicas de cultura; são instrumentos de pactuação política e de planejamento, através dos quais se procura efetivar o desenvolvimento de políticas de cultura; e buscam imprimir dinâmica, cooperação e uma cultura do acompanhamento e da avaliação em seu desenvolvimento.


PENSANDO A GESTÃO CULTURAL





Pensando a gestão cultural: reflexões e práticas nos contextos regionais
170 p.
Ministério da Cultura
ISBN 978-85-60618-20-0
Ano de Produção: 2014


Neste livro, organizado por Roberto da Costa Pimenta, participo com o artigo: "Gestão Cultural, a difícil arte de implantar os instrumentos necessários à instituição do Sistema Municipal de Cultura", pp. 70-75.


SINOPSE:

Este livro tem como propósito apresentar algumas das experiências regionais em gestão cultural em curso. no contexto brasileiro. Os artigos que compõem a publicação foram elaborados no âmbito do Programa de Capacitação em Projetos Culturais e tiveram como principal orientação o foco na descrição de iniciativas locais, fundamentadas nos conceitos e teorias apreendidas ao longo do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião. Volte sempre.

POR QUE EU DEVO LER?

POR QUE EU DEVO LER? Pawlo Cidade Imagem meramente ilustrativa que foi retirada daqui Quando eu li Iracema, de José de Alencar, pela primeir...