AS PUBLICAÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DO CONSELHEIRO DE POLÍTICA CULTURAL






Manual do Conselheiro de Política Cultural
104 p.
Editora A5
ISBN 978-85-64917-47-7
Ano de Produção: 2018
Peso: 212g
Tamanho: 16cm x 23,2cm


SINOPSE:

Moldar a comunidade cultural a um novo tipo de cultura organizada politicamente só será possível se o Conselho Municipal de Política Cultural estiver atento ao funcionamento, articulação, gestão e estruturação dos Sistemas de Cultura. Afinal, qual o papel do conselheiro de cultura? Quais são os tipos de conselho de cultura? Quais as atribuições do presidente do conselho? O Manual do Conselheiro de Política Cultural - Um guia prático para os Conselhos Municipais de Cultura se arvora de tentar responder este e outros questionamentos. (Editora A5, Itabuna, 2018, 104 p.).


ECOTEATRO





Ecoteatro
100 p.
Editora Via Litterarum
ISBN 978-85-98493-90-9
Ano de Produção: 2010


SINOPSE:

Ecologia e Teatro objetivam aqui uma permuta e uma cumplicidade. Ele - o Teatro - empresta a ela - a Ecologia - o caminho conducente à revelação de seus princípios. Por ele e por meio dele, é possível expressar os principais problemas ecológicos e suas implicações socioculturais nas comunidades. Ela e e ele se interagem a partir do momento em que cada uma de suas partes é vista como um todo. Cada um dos elementos do Teatro, cada um dos elementos da Ecologia é tão importante quanto o próprio todo.

Ecoteatro está longe de ser um método. Muito menos uma teoria. É, acima de tudo, sensibilização. Ecoteatro é o caminho da Ecologia através do Teatro. Aprender brincando torna o ator mais suscetível, mais disposto a "jogar", a se inteirar, a penetrar e a cooperar. A escolha dos jogos teatrais como forma de conscientizar para a problemática ambiental, não é casual. Por se tratar de uma linguagem humana por excelência o Teatro é uma porta de entrada com múltiplas saídas.


COMO TRANSFORMAR A CULTURA EM UM BOM NEGÓCIO



Clique na imagem para ler a cartilha

Como transformar a cultura em um bom negócio: 17 perguntas para você se tornar um empreendedor cultural
40 p.
Editora A5
ISBN 978-85-64917-23-1
Ano de Produção: 2014

SINOPSE:

É uma cartilha básica e um instrumento valioso que tem as respostas para as perguntas mais simples, a fim de não deixar você na mão quando estiver numa roda de amigos falando sobre Cultura.

Você descobrirá que é melhor "pecar pelo excesso" que omitir informações. A profissionalização no campo cultural, as novas possibilidades de atuação e suas interfaces exigem, cada vez mais, pessoas preparadas para competir no mercado cultural.


PARTICIPAÇÃO EM OUTROS TRABALHOS TÉCNICOS


PLANOS MUNICIPAIS DE CULTURA


Planos Municipais de Cultura: Reflexões e Experiências

308 p.
Editora UEMG
ISBN 978-85-5478-024-1
Ano de Produção: 2019


Neste livro, organizado por José Márcio Barros e Kátia Costa, participo com o artigo: "Plano Municipal de Cultura de Ilhéus/BA: instrumento de convergências", p. 145-162.


SINOPSE:

Os Planos de Cultura em processo de elaboração no Brasil, em cumprimento à Lei nº 12.343, de 2010, podem ser definidos como conjuntos de princípios, objetivos, estratégias, ações e metas que possuem uma tríplice característica. Expressam um novo modelo de participação social no debate e proposição de políticas públicas de cultura; são instrumentos de pactuação política e de planejamento, através dos quais se procura efetivar o desenvolvimento de políticas de cultura; e buscam imprimir dinâmica, cooperação e uma cultura do acompanhamento e da avaliação em seu desenvolvimento.


PENSANDO A GESTÃO CULTURAL





Pensando a gestão cultural: reflexões e práticas nos contextos regionais
170 p.
Ministério da Cultura
ISBN 978-85-60618-20-0
Ano de Produção: 2014


Neste livro, organizado por Roberto da Costa Pimenta, participo com o artigo: "Gestão Cultural, a difícil arte de implantar os instrumentos necessários à instituição do Sistema Municipal de Cultura", pp. 70-75.


SINOPSE:

Este livro tem como propósito apresentar algumas das experiências regionais em gestão cultural em curso. no contexto brasileiro. Os artigos que compõem a publicação foram elaborados no âmbito do Programa de Capacitação em Projetos Culturais e tiveram como principal orientação o foco na descrição de iniciativas locais, fundamentadas nos conceitos e teorias apreendidas ao longo do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião. Volte sempre.

TIRINHAS

  Texto: Pawlo Cidade Deadpool: Marca registrada da Marvel Jorge Amado: Foto de Mario Ruiz Mais tirinhas na minha página oficial do Instagra...