segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

E se o inigualável Jorge Amado (1912-2001) tivesse lido O povoado das onze mil virgens?



E se o inigualável Jorge Amado (1912-2001) tivesse lido O povoado das onze mil virgens?

O povoado das onze mil virgens

256 p.

Editora Teatro Popular de Ilhéus

ISBN 978-65-81115-00-5

Ano de Produção: 2019

Peso: 325g

Tamanho: 14cm x 21cm

Ilustrações: Jô Oliveira

Preço: R$ 50,00

SINOPSE:

O Povoado das Onze Mil Virgens funde realidade narrativa com os elementos fantásticos e fabulosos do gênero realismo mágico, principal característica desta narrativa que une o mundo mágico e fantástico ao mundo real. Os sonhos, a aceitação do incrível, o tempo cíclico e distorcido, elementos intuitivos são vistos em O Povoado das Onze Mil Virgens como normais pelos personagens da trama. 

O estilo realismo mágico surgiu em meados do Século XX, na América Latina, e tiveram como principais expoentes Juan Rulfo do México e Gabriel Garcia Márquez, da Colômbia, dos quais Pawlo Cidade revela verdadeira paixão pelos escritos destes escritores latino-americanos. 

O Povoado das Onze Mil Virgens é dividido em duas partes. A primeira são os acontecimentos que antecedem a Festa do Pato, principal comemoração popular da localidade e a segunda parte toda a trama se desvela durante a festa. 

Para a escritora Lucília Helena do Carmo Garcez, "O povoado das onze mil virgens é uma história de natureza popular que retoma vários mitos do folclore de uma pequena vila situada onde o vento faz a curva. Personagens engraçados, curiosos, fofoqueiros, mágicos, sedutores constituem um enredo mirabolante em que o leitor se envolve e se diverte com as peripécias entrelaçadas com histórias de amor, de traição, de vingança que sempre terminam com bom humor .Seja acompanhando a Festa do Pato, seja tentando decifrar o segredo do tesouro, seja acompanhando os romances , o leitor não se distrai da narrativa. Além de tudo, há manifestações das forças da natureza que assustam e transformam a ordem dos fatos. Leitura leve e divertida que se traduz em um prazer garantido."

E se Paulo Freire (1921-1997) tivesse lido Meu Professor é um lobisomem?



E se Paulo Freire (1921-1997) tivesse lido Meu Professor é um lobisomem?

Meu professor é um lobisomem

156 p.

Editora Teatro Popular de Ilhéus

ISBN 978-65-89627-12-8

Ano de Produção: 2025

Preço: R$ 49,90

SINOPSE:

Adrielle tem 13 anos, é ansiosa, criativa, desorganizada, esperta, tem dificuldades de aprendizagem e talento para escrever histórias. Assim como muitas outras garotas, ela vive as contradições da adolescência, um período repleto de conflitos e inseguranças. No entanto, em meio a todo esse turbilhão de incertezas, ao menos sobre uma coisa Adrielle não tem dúvidas: seu professor de Matemática é um lobisomem de verdade! Sim, um lobisomem, aquela criatura sobrenatural que há séculos assombra a humanidade nas noites de lua cheia. No novo livro do escritor Pawlo Cidade, temos o prazer de acompanhar Adrielle contar como ela e os colegas de escola provaram que essa história de professor lobisomem não era viagem de suas cabeças adolescentes, envolvendo o leitor em uma aventura com muitos perigos, descobertas, reviravoltas e um final surpreendente que nos revela uma realidade assustadora.


#professordematematica

#matematicaemassa

domingo, 21 de dezembro de 2025

E SE LAMPIÃO TIVESSE LIDO "A CASA DE SANTINHA"?



E se o Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião (1898-1938), tivesse lido "A Casa de Santinha", espetáculo teatral que escrevi em 2011, publicado em 2012. 

Pois, escrevi um prompt e pedi à Gemini para criar esta imagem. E a IA me presenteou com esta cena. Gostei!


E se o inigualável Jorge Amado (1912-2001) tivesse lido O povoado das onze mil virgens?

E se o inigualável Jorge Amado (1912-2001) tivesse lido O povoado das onze mil virgens? O povoado das onze mil virgens 256 p. Editora Teatro...