sábado, 21 de agosto de 2021

DEPOIMENTO DE UM LEITOR SOBRE O TESOURO PERDIDO DAS TERRAS DO SEM-FIM

https://www.facebook.com/csmascarenhas.ios/posts/10215993026858282
O TESOURO DE PAWLO CIDADE 
Carlos Mascarenhas


Gosto muito de ler, e tenho digamos assim, uma mania que é, ao ler um romance de um determinado autor e gostar muito, procuro ler tudo que ele escreveu. Isto já aconteceu com os romances de Jorge Amado, de Érico Veríssimo, de Somerset Maugham, de alguns outros, e agora acontece com os romances de Pawlo Cidade, pois acredito eu que já li tudo que o amigo Pawlo escreveu.

Uma outra mania que tenho é começar a ler um romance, e gostando, lê-lo com alguma rapidez até fim, e depois reler com vagar, fazendo anotações, e descobrindo muitas coisas que na primeira leitura nem tinha percebido. Pois então, digo-lhes que li e depois reli pausadamente O TESOURO PERDIDO DAS TERRAS DO SEM FIM de Pawlo Cidade, gostei muito, e faço a seguir algumas considerações. 

No livro, Pawlo através da fala dos seus personagens, Gambá, Charlie, e Tati, que transitam da Lagoa Encantada até o Rio do Engenho passando pela Mata da Esperança, registra de forma leve, romanceada e bem agradável, muito da nossa geografia, da nossa história, e principalmente descreve as nossas riquezas ambientais e culturais, e faz isto com muito conhecimento e exatidão. Por esta razão fica aqui a sugestão de que este livro passe a fazer parte do currículo das nossas escolas. 

Recomendo aos meus amigos e até aos meus inimigos, caso os tenha (rs.), a compra e a leitura do Tesouro, que pode ser adquirido com o autor, e tenho certeza de que quem fizer isto vai me agradecer pela indicação, e agradecer muito a Pawlo Cidade, por nos ter presenteado com mais este belo romance, no qual ele até se dá ao luxo de citar de maneira jocosa, o Sr. Ananias, um personagem do seu outro romance, O Povoado das Onze Mil Virgens.

Parabéns Pawlo, desculpe os spoilers, e fique certo de que já estou na fila para adquirir o seu próximo romance, que espero não demore. 
Em tempo, digo que estejam os amigos, quando estiverem lendo o livro, preparados para entender e matar charadas. E mais não digo. rs.


Carlos Mascarenhas
Publicado originalmente no Facebook. 

POR QUE EU DEVO LER?

POR QUE EU DEVO LER? Pawlo Cidade Imagem meramente ilustrativa que foi retirada daqui Quando eu li Iracema, de José de Alencar, pela primeir...