sábado, 21 de agosto de 2021

DEPOIMENTO DE UM LEITOR SOBRE O TESOURO PERDIDO DAS TERRAS DO SEM-FIM

https://www.facebook.com/csmascarenhas.ios/posts/10215993026858282
O TESOURO DE PAWLO CIDADE 
Carlos Mascarenhas


Gosto muito de ler, e tenho digamos assim, uma mania que é, ao ler um romance de um determinado autor e gostar muito, procuro ler tudo que ele escreveu. Isto já aconteceu com os romances de Jorge Amado, de Érico Veríssimo, de Somerset Maugham, de alguns outros, e agora acontece com os romances de Pawlo Cidade, pois acredito eu que já li tudo que o amigo Pawlo escreveu.

Uma outra mania que tenho é começar a ler um romance, e gostando, lê-lo com alguma rapidez até fim, e depois reler com vagar, fazendo anotações, e descobrindo muitas coisas que na primeira leitura nem tinha percebido. Pois então, digo-lhes que li e depois reli pausadamente O TESOURO PERDIDO DAS TERRAS DO SEM FIM de Pawlo Cidade, gostei muito, e faço a seguir algumas considerações. 

No livro, Pawlo através da fala dos seus personagens, Gambá, Charlie, e Tati, que transitam da Lagoa Encantada até o Rio do Engenho passando pela Mata da Esperança, registra de forma leve, romanceada e bem agradável, muito da nossa geografia, da nossa história, e principalmente descreve as nossas riquezas ambientais e culturais, e faz isto com muito conhecimento e exatidão. Por esta razão fica aqui a sugestão de que este livro passe a fazer parte do currículo das nossas escolas. 

Recomendo aos meus amigos e até aos meus inimigos, caso os tenha (rs.), a compra e a leitura do Tesouro, que pode ser adquirido com o autor, e tenho certeza de que quem fizer isto vai me agradecer pela indicação, e agradecer muito a Pawlo Cidade, por nos ter presenteado com mais este belo romance, no qual ele até se dá ao luxo de citar de maneira jocosa, o Sr. Ananias, um personagem do seu outro romance, O Povoado das Onze Mil Virgens.

Parabéns Pawlo, desculpe os spoilers, e fique certo de que já estou na fila para adquirir o seu próximo romance, que espero não demore. 
Em tempo, digo que estejam os amigos, quando estiverem lendo o livro, preparados para entender e matar charadas. E mais não digo. rs.


Carlos Mascarenhas
Publicado originalmente no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião. Volte sempre.

PRÉ-VENDA DE "A ÚLTIMA FLOR JUMA" EM FORMATO FÍSICO

O leitor pediu e aqui está! A versão impressa de A ÚLTIMA FLOR JUMA.  A última flor juma narra a saga de um pai e três filhas vivendo a bele...