AUTOR "PER SI"




"A minha literatura flerta, de certa forma, com a magia do realismo fantástico e o universo localista. Não seria exagero afirmar que me encontro entre a singularidade do escritor colombiano Gabriel García Marquez, o absurdo na realidade cotidiana dos contos de Murilo Rubião e o regionalismo realista do escritor conterrâneo Jorge Amado


O fato é que insisto, a cada novo trabalho, pelo menos tem sido assim nos meus três últimos romances, O povoado das onze mil virgensRio das Almas e brevemente O tesouro perdido das terras do sem fim (para adolescentes), dominar as ferramentas do realismo maravilhoso, a partir de uma perspectiva objetiva e não idealizada da sociedade, munindo meus textos com uma certa dose de ironia. 


Afinal, por mais que meus personagens sejam inspirados no cotidiano do meu lugar de fala, e que o absurdo seja tanto para eles como para mim, uma atitude corriqueira, uma vez que o sobrenatural faz parte da minha crença, minhas histórias sempre serão fruto da minha característica particular de enxergar o mundo, através da literatura". 

 



Pawlo Cidade, (52), ilheense, nascido a 23 de junho, graduado em Pedagogia pela UESC, pós-graduado em Metodologia da Educação Ambiental e em Gestão Cultural, também pela Universidade Estadual de Santa Cruz; contador de Histórias, professor aposentado, professor colaborador do Curso de Gestão Cultural da UESC, palestrante, poeta, ator, produtor, autor e diretor de Teatro. 

Membro da Academia de Letras de Ilhéus, cadeira 13, que teve como fundador Jorge Amado e antecessora Zélia Gattai; ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus; do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul; ex-presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia e ex-Secretário Municipal de Cultura de Ilhéus

Especialista em Gestão Cultural e Projetos Culturais pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é presidente da Academia de Letras de Ilhéus, eleito para o biênio 2021-2023 e reeleito para o biênio 2023-2025.

Para falar com o autor: pawlocidade@msn.com

Redes sociais:

Facebook: Pawlo Cidade

Instagram: @pawlocidade

Um comentário:

  1. Conheci o Pawlo em 1994 quando tive a honra que participar junto com ele e Mark Lee do Sítio do pica pau amarelo - na trilha das charadas.

    Pawlo é uma pessoas mais inteligentes e criativas que tive o privilégio de conhecer, perdemos contato desde ano de 1999 quando desisti do teatro e mudei me para o sudeste para tentar ganhar a vida em outros palcos.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião. Volte sempre.

TIRINHAS

  Texto: Pawlo Cidade Deadpool: Marca registrada da Marvel Jorge Amado: Foto de Mario Ruiz Mais tirinhas na minha página oficial do Instagra...